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Piaget - Teoria Interacionista




  • Para a concepção Interacionista, o organismo e o meio interagem reciprocamente para que possa ocorrer a aprendizagem. Também considera-se que experiências anteriores sirvam de base para novas construções e conhecimento, porém não de forma passiva. 

  • Para Piaget, a inteligência humana somente se desenvolve no organismo a partir de interações sociais.

  • Uma grande contribuição de Piaget foi propor que o pensamento da criança e do adulto possuem lógicas diferentes. 

  • A base da teoria Piagetiana se concentra na  noção de Equilíbrio.  No sentindo de que todo organismo procura constantemente se adaptar. A fim de chegar a estados melhores, mais complexos.

A equilibração ocorre entre o que é inato, a experiência externa e a influencia social. Assim, conclui-se que o desenvolvimento é fruto de constantes desequilíbrios e equilibrações. Nesse momento, entram em ação dois mecanismos: 1- Assimilação. 2- Acomodação.

ASSIMILAÇÃO = integrar a estruturas prévias, se que haja uma descontinuidade com o estado precedente. Seria como compreender o mundo via interpretações, formular hipóteses possíveis, dentro do presente contexto da inteligência. Assim, adapta-se novos estímulos a estrutura cognitiva que já possui.
Também pode ser definida como o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias. 

ACOMODAÇÃO = Modificação de esquemas sob influência de ações exteriores. Ou seja, ocasiona a mudança da estrutura cognitiva. 
Assim, quando nenhuma estrutura cognitiva pode assimilar um novo conteúdo, CRIA-SE ou MODIFICA-SE o esquema cognitivo.

Nesse sentido, temos que acomodação explica o desenvolvimento e a assimilação explica o crescimento.

Piaget, fala sobre quatro estágios de desenvolvimento:

  1. Sensório-Motor ( 0 a 2 anos): A estimulação ambiental é fundamental, não há representação de eventos. Não se evoca o passado, nem se refere ao futuro. Preso ao presente. Conhece o mundo através das mãos. Pode perceber se o objeto é maior ou menor. As construções ocorrem a partir de reflexos. Uma conquista importante neste momento é a aquisição do eu, pois passa a ser capaz de diferenciar o mundo externo do próprio corpo. Nesse momento ocorre a organização psicológica básica.  Ao final do 1º ano percebe-se uma criança curiosa, começa aqui a construir a noção de espaço, tempo e causalidade. 
  2.  Pré-Operatório (2 a 6 anos): corresponde a primeira infância, construção da linguagem oral (explosão linguística, aumenta-se consideravelmente o vocabulário) e capacidade simbólica, ou seja, ações interiorizadas. Tem-se como marcante nesta fase: a) Egocentrismo: não aceita outro ponto de vista, e atribui seu desejo a coisas externas. b) Animismo: atribui vida e pensamento aos objetos. c) Antropomorfismo: atribui forma humana a objetos e animais. d) Transdedutividade: limitação para generalização. e) Centralização: foca em uma característica do estimulo. f) Realismo Nominal: entende que o nome faz parte do objeto. g) Classificação: não usam critérios definidos para agrupar. h) Inclusão de classe: entende que algo não pode pertencer a duas classes ao mesmo tempo. i) Seriação: não são capazes de lidar com problemas de seriação. 
  3. Operatório Concreto ( 7-11 anos): Menos egocentrismo. Operações mentais ocorrem em resposta a objetos e situações reais. Passa a perceber que a quantidade se conserva, independente da disposição do elemento no espaço. Ações interiorizadas se tornam mais flexíveis, móveis reversíveis. Criança se torna capaz de seriar objetos e passa a perceber que objetos podem pertencer a duas classes distintas. No inicio se apega a autoridade adulta, mas no final tendem a enfrentar. Alguns sentimentos morais. 
  4. Operatório Formal (mais de 12 anos): Operações lógicas, libertam o pensamento das amarras do concreto. Trabalham com a realidade possível, não somente com a concreta. Utilizam hipóteses. Pensamento se caracteriza como hipotético-dedutivo. Aqui temos um grau mais complexo de desenvolvimento. Passam a refletir sobre a sociedade. 


  • Maturação = Processo pelo qual ocorrem as mudanças. A sequencia dos estágios nunca varia. 
  • Quatro fatores são responsáveis pela passagem de uma etapa a outra: 1- Maturidade do Sistema Nervoso. 2- Experiência Física. 3- Equilibração. 4- Interação Social (menor peso)
  • O conceito de operação é central da obra de Piaget. Operação = representação, ação interiorizada reversível. No sensório-motor temos a ação. No Pré-Operatório há ação interiozada, porém não reversível. Nos estágio operatórios há a imaginação da ação e de sua anulação sem que exista contradição.
  • Operatório Formal - capaz de pensar em puras proposições. 
  • Assim Piaget considera a aprendizagem GRADUAL, com uma sequencia Lógica. 
  • Ser humano passa por mudanças ordenadas e previsíveis (estágios), que são diferentes maneiras de reagir a realidade, organizar seus conhecimentos.
  • Conhecimento ocorre via etapas universais  , que seguem sempre a mesma ordem. 


VALORES MORAIS

São construídos a partir da interação do sujeito com o ambiente social. Constrói-se a partir da convivência diária com um adulto. Basicamente ocorre em três fases: ANOMIA, HETERONOMIA e AUTONOMIA.

  1. ANOMIA = (até cinco anos de idade) moral não se coloca, conduta é determinada segundo necessidades básicas. Se obedece regras por hábito, não por consciência de certo ou errado. Fase pré-moral, não mobilizada por certo ou errado.
  2. HETERONOMIA = (até 9/10 anos) o certo é cumprir a regra, qualquer concepção diferente esta errado. Moral referencia a autoridade
  3. AUTONOMIA= Respeito a regras gerado por acordo mútuo. Descarta a autoridade e pensa moral como respeito mútuo. Coloca-se como juiz. 

Fontes:



 

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